Todo aquele que nEle crer, terá a vida eterna | Dia 07 (22.09)
‘‘Quem crer e for batizado será salvo; mas quem não crer será condenado.’’ Marcos 16:16
Considerando que a segunda semana da campanha tem foco no plano de salvação a todos os povos, começando em casa, queremos afirmar: Creia em Jesus e você será salvo.
Tão simples assim e mais nada?
‘‘Quem crer e for batizado será salvo; mas quem não crer será condenado.’’ Marcos 16:16
Considerando que a segunda semana da campanha tem foco no plano de salvação a todos os povos, começando em casa, queremos afirmar: Creia em Jesus e você será salvo.
Tão simples assim e mais nada? É suficiente. Enquanto distribuíamos gêneros alimentícios a populações carentes conforme as suas necessidades, um observador cumprimentou-nos e disse: “o seu lugar já está reservado no céu.” Recebi com simpatia e afirmei: “o seu também, basta crer em Jesus”.
A conversa poderia terminar ali, mas resultou numa conversão de religião para uma verdadeira fé em Jesus Cristo. Pensamos: por que não poderia ser assim simples com todos? O acontecido repetiu-se com frequência e hoje se tornou uma estratégia para apresentar o plano de salvação.
Diversas doutrinas religiosas, igrejas e seitas determinam a condição de fazer para conseguir e isto impõe um peso que Jesus não exige de ninguém. Porém depois que entendemos a palavra ‘crer’, nos dispomos a fazer aquilo que fazia Aquele em quem nós cremos (Jesus) e em lugar de jugo e obrigação, torna-se agradável, leve e privilégio de todos que O receberam. Tão simples para nós que já procuramos andar com Jesus e tão difícil para uma mente perturbada por uma acusação doutrinária mal interpretada e que jamais será capaz de cumprir e assim considerando-se indignos da graça da salvação.
Convidar leigos mal informados a aceitar a salvação não é tão difícil quando entendem que Jesus já fez tudo em lugar dele, e sua recompensa espera por ele no céu, basta crer, mesmo sem fazer.
E nós pastores e membros da AIMB, esperamos receber uma recompensa por andar com Jesus e procurar fazer o que Ele fazia? Que engano, uma vez que a maior recompensa é exatamente Jesus escolher-nos para andar ao Seu lado, sabendo que hoje está no céu ao lado do Pai, onde pelo amor, graça e misericórdia de Deus também estaremos como consequência da fé.
Culpa: Aquele que não crê carrega a culpa do pecado e considera-se indigno, afastando-se mais e mais da presença de Deus e da comunhão dos irmãos.
Uma família numerosa e respeitada, frequentando uma igreja evangélica tradicional, perdeu um dos filhos com 28 anos num ato de suicídio há alguns dias. Culpavam-se do acontecido a ponto de renegar a sua fé quando por graça de Deus pudemos reunir a todos eles e ouvimos os seus desabafos durante horas. No fim as culpas foram transformadas em profunda reflexão e oportunidades para recomeçar. Todos da família amam a sua igreja local e amam-se entre si, faltava apenas uma ‘visita pastoral’, de alguém não envolvido com a sua igreja, que lhes conhecia há doze anos.
Aquele menino que conhecemos aos 16 anos teve sua vida interrompida aos 28, e nós estávamos sempre juntos, não notamos o drama de sentir-se inferior em sua própria casa. Olhamos de longe de casa, olhamos de longe da igreja e frequentemente não vemos ao nosso lado.
Para evangelismo sugerimos inicialmente permanecer nos evangelhos usando alguns versículos conhecidos: João 1:12 “Mas, a todos quanto O receberam, deu-lhes o poder de serem feitos filhos de Deus, a saber, aos que creem no Seu nome”; joão 3:16 “Porque Deus amou o mundo de tal maneira, que deu o Seu Filho unigênito, para que todo o que crê não pereça, mas tenha a vida eterna”; João 5:24 “Quem ouve a minha palavra e crê naquele que me enviou tem a vida eterna, não entra em juízo, mas passou da morte para a vida” e João 11:25 “Eu sou a ressurreição e a vida. Quem crê em mim, ainda que morra, viverá”.
Rodolfo Loewen