Pare e escute! | Devocional 21_dia 08/10
DECORE
‘‘Quando as tuas palavras foram encontradas eu as comi; elas são a minha alegria e o meu júbilo, pois pertenço a ti, Senhor Deus dos Exércitos.” Jeremias 15:16
A Bíblia, Palavra inspirada por Deus, transforma vidas. A sua mensagem de salvação opera profunda mudança na nossa vida e também pode mudar a maneira como tratamos as outras pessoas. Ela pode providenciar um firme fundamento para a sociedade com seus mandamentos claros. Mas o que acontece quando os ensinamentos claros da Bíblia – conhecidos por séculos – são rejeitados? (…)
DECORE
‘‘Quando as tuas palavras foram encontradas eu as comi; elas são a minha alegria e o meu júbilo, pois pertenço a ti, Senhor Deus dos Exércitos.” Jeremias 15:16
A Bíblia, Palavra inspirada por Deus, transforma vidas. A sua mensagem de salvação opera profunda mudança na nossa vida e também pode mudar a maneira como tratamos as outras pessoas. Ela pode providenciar um firme fundamento para a sociedade com seus mandamentos claros. Mas o que acontece quando os ensinamentos claros da Bíblia – conhecidos por séculos – são rejeitados?
O Evangelho não tenta explicar, mas convida a uma confiança, que é fruto de se ter tido um toque da graça. Esta atração se transforma em entrega como rendição, gerando a resposta do ‘seguir’ a Jesus.
Existe uma mentalidade que vem a desafiar a nossa aceitação das Escrituras. A tentação consiste em rejeitar partes da Bíblia, ou nem mesmo acreditar na Palavra de Deus. Entretanto, estas pessoas estão se afastando do plano que Deus tem para elas e assim, acabam enfrentando o juízo dele, consequentemente, tudo que está escrito na Bíblia vai contra elas.
No livro de Jeremias 36 do verso 20 em diante, conta-se a história de um rei judeu que recebeu um pergaminho com uma mensagem de Deus. Enquanto o documento era lido em voz alta, o rei ofendido cortava partes do pergaminho com um canivete e as lançava no fogo. O rei e seus companheiros ‘não ficaram alarmados’ ouvindo as palavras do Senhor e todo o texto acabou sendo jogado nas chamas. No fim, o rei perdeu seu reinado por causa da desobediência.
Quando negligenciamos os ensinamentos da Palavra de Deus, mostra-se que não tememos a Ele e estamos lendo ou escutando a Palavra do Senhor contra nós mesmos.
A grande causa da nossa negligência, com relação à leitura da Bíblia não é a falta de tempo, mas a falta de coração. As palavras dos outros estão tomando o lugar da Palavra de Cristo.
“Quem confia em si mesmo é insensato, mas quem anda segundo a sabedoria não corre perigo”. Provérbios 28:26
Deve-se fazer como está escrito em Jeremias 15:16: “Quando as tuas palavras foram encontradas eu as comi; elas são a minha alegria e o meu júbilo, pois pertenço a ti, Senhor Deus dos Exércitos.”
Enfim, será que estamos crendo realmente na Bíblia e colocando os seus ensinamentos em prática? Aprendemos, a partir dela, o que Deus diz que devemos fazer. A obediência traz conhecimento às nossas cabeças e assim, as nossas mãos passam a servir aos outros. Consequentemente, somos abençoados quando realizamos o que Deus pede.
Reflita:
Você precisa abrir seus olhos, mente e coração para esta Palavra hoje! Como você tem lido a Bíblia? Apenas para ler ou para encher o seu coração da graça de Deus? Você deve escutar e ler a Palavra, mas, ela tem que ser meditada, entrar no seu coração e lá fazer morada. Se não for assim, você está apenas lendo a Bíblia e de nada vai aproveitar para a sua vida.
Um antídoto infalível contra o pecado, que procura atacar cada um de nós, é esconder essa tão preciosa Palavra de Deus em nosso coração.
Pr. Carlos Göcks