PRATIQUE
‘‘Porque ninguém pode colocar outro fundamento além do que já está posto, que é Jesus Cristo”. 1 Coríntios 3:11
Todos nós sabemos da importância de um fundamento sólido para a construção de uma casa, prédio ou ponte. Se não for bem feito e com bons materiais, a construção que estiver sobre ele, poderá em algum momento inesperado ruir e o dano será muito grande. O fundamento é tão importante que o tamanho e altura de um edifício dependem da profundidade e da resistência das estacas. O fundamento é também aquela parte que não se vê. Não é possível dar a impressão ou a aparência de que ele existe. Há casos em que construções são feitas sem a devida fundação, e parecem estar firmes, até o dia que vem a tempestade, os ventos, as infiltrações, o assentamento do terreno e então, tudo vem abaixo. (…)
PRATIQUE
‘‘Porque ninguém pode colocar outro fundamento além do que já está posto, que é Jesus Cristo”. 1 Coríntios 3:11
Todos nós sabemos da importância de um fundamento sólido para a construção de uma casa, prédio ou ponte. Se não for bem feito e com bons materiais, a construção que estiver sobre ele, poderá em algum momento inesperado ruir e o dano será muito grande. O fundamento é tão importante que o tamanho e altura de um edifício dependem da profundidade e da resistência das estacas. O fundamento é também aquela parte que não se vê. Não é possível dar a impressão ou a aparência de que ele existe. Há casos em que construções são feitas sem a devida fundação, e parecem estar firmes, até o dia que vem a tempestade, os ventos, as infiltrações, o assentamento do terreno e então, tudo vem abaixo.
Jesus usa esta ilustração para nos mostrar como devemos edificar a nossa vida espiritual. Assim está descrito em Mateus 7:24-27: “Portanto, quem ouve estas minhas palavras e as pratica é como um homem prudente que construiu a sua casa sobre a rocha. Caiu a chuva, transbordaram os rios, sopraram os ventos e deram contra aquela casa, e ela não caiu, porque tinha seus alicerces na rocha. Mas quem ouve estas minhas palavras e não as pratica é como um insensato que construiu a sua casa sobre a areia. Caiu a chuva, transbordaram os rios, sopraram os ventos e deram contra aquela casa, e ela caiu. E foi grande a sua queda”.
As duas casas tinham a aparência igual, mas uma tinha fundação e a outra não. Assim Jesus fala ao nosso coração sobre o que realmente faz a diferença: que é OUVIR e PRATICAR a sua Palavra, os Seus ensinamentos. Precisamos viver na prática o amor, a fidelidade, o compromisso com Ele. Não é suficiente apenas ouvir a Palavra de Deus, porque é necessário entregar todo o nosso coração ao Senhor. “Porque onde estiver o teu tesouro, aí também estará o teu coração” (Mateus 6:21).
É na entrega da condução da nossa vida inteiramente à Jesus, é que vamos amar a obedecê-lo, e de ter alegria e prazer em viver de acordo com sua Palavra e isso é uma evidência que nós não vivemos de aparência, mas há um fundamento sólido. Se queremos medir quão sólido e verdadeiro é o fundamento da nossa ‘casa’ espiritual, precisamos observar a nossa alegria em servir ao Senhor de acordo com os seus princípios que estão no Evangelho. Em João 14:15 lemos as palavras de Jesus, “se vocês me amam, guardarão os meus mandamentos”, porque só quando somos movidos pelo amor é que reconhecemos o valor, a grandeza e a bênção da vida que temos em andar nos seus princípios.
Meno Simons, um homem chamado por Deus para liderar centenas de pequenas igrejas espalhadas pela Alemanha, Holanda e Suíça, encontrou o direcionamento e o fundamento para o seu ministério no texto de 1 Coríntios 3:11, ‘‘porque ninguém pode colocar outro fundamento além do que já está posto, que é JESUS CRISTO”. Ele entregou sua vida a Jesus em 1536, foi ordenado pastor em 1537 e serviu à igreja até sua morte em 1561. As igrejas menonitas devem o seu nome a ele, para diferenciá-las de outros grupos extremistas e visionários que se baseavam em ideias sem base bíblica. Meno Simons sempre enfatizou que nós só seguimos a Jesus e não estamos atrás de pessoas e suas ideias.
O único fundamento é Jesus, porque Ele é a Palavra (João 1:1-2).
Reflita:
– Você já entregou teu coração inteiramente a Jesus?
– Você ama a Jesus de todo teu coração?
– Hoje, na leitura da Bíblia, o que o Senhor falou com você?
Pr. Peter Siemens
Leave a Reply
Your email is safe with us.