Decisões e Disciplina | Devocional 29_dia 15.10
PRATIQUE
‘‘Antes, felizes são aqueles que ouvem a palavra de Deus e lhe obedecem.” Lucas 11:28
A Palavra de Deus é poderosa e eficaz. Ela tem o poder de transformar nossas vidas. Mas isso depende de nossas decisões e disciplina, ou seja, depende da decisão de obedecermos fielmente ao que ela nos ensina, e da disciplina de sermos intencionais diariamente.
Jesus, em Mateus 7:12, de certa forma resumindo todo o ensinamento Dele no Sermão da Montanha, estabeleceu um dos princípios mais poderosos e agradáveis a Deus quando se trata do próximo. “Assim, em tudo, façam aos outros o que vocês querem que eles lhes façam; pois esta é a Lei e os Profetas.” Esse mandamento é também conhecido como ‘regra áurea’, ou ‘lei de ouro’. Para poder viver esse princípio é necessário decisão e disciplina. (…)
PRATIQUE
‘‘Antes, felizes são aqueles que ouvem a palavra de Deus e lhe obedecem.” Lucas 11:28
A Palavra de Deus é poderosa e eficaz. Ela tem o poder de transformar nossas vidas. Mas isso depende de nossas decisões e disciplina, ou seja, depende da decisão de obedecermos fielmente ao que ela nos ensina, e da disciplina de sermos intencionais diariamente.
Jesus, em Mateus 7:12, de certa forma resumindo todo o ensinamento Dele no Sermão da Montanha, estabeleceu um dos princípios mais poderosos e agradáveis a Deus quando se trata do próximo. “Assim, em tudo, façam aos outros o que vocês querem que eles lhes façam; pois esta é a Lei e os Profetas.” Esse mandamento é também conhecido como ‘regra áurea’, ou ‘lei de ouro’. Para poder viver esse princípio é necessário decisão e disciplina.
A decisão consiste em desejar viver exatamente o que Jesus ensinou. Decido estabelecer essa verdade como um princípio em minha vida! Decido praticar essa palavra com a certeza de que se trata de um princípio nobre e que vai influenciar positivamente as pessoas!
Mas todos nós sabemos que não basta tomar boas decisões. Aliás, muitas pessoas se tornam peritas em tomar boas decisões. Sabem qual é a coisa certa a se fazer. Sabem, por exemplo, que é saudável alimentar-se corretamente, praticar exercícios semanalmente, ter o seu tempo de descanso, etc. Sabem tomar boas decisões, mas na prática diária essas pessoas falham e não alcançam o seu objetivo, porque não há disciplina.
Da mesma forma, é com a Palavra de Deus. Precisamos de disciplina. Precisamos ser intencionais diariamente para praticar aquilo que conhecemos e aprendemos. Precisamos disciplinar as nossas mentes e estar atentos às oportunidades diárias para, por exemplo, fazer aos outros exatamente o que gostaríamos que fizessem conosco.
Se eu não quero ‘ser fechado’ no trânsito, se eu não quero que fofoquem a meu respeito, se eu não quero que sejam desonestos comigo, se eu não quero ser traído, se eu não quero que me roubem ou que machuquem a minha alma, eu devo ser o primeiro a não fazer isso com qualquer pessoa que seja.
Pelo contrário, serei paciente e darei preferência ao próximo no trânsito. Minhas palavras serão de edificação. Serei honesto, justo, fiel. Honrarei as pessoas. Respeitarei o próximo. Farei com os outros o que eu gostaria que fizessem comigo.
Viver dessa maneira é um desafio muito grande. Dependemos da graça e capacitação de Deus para alcançar um estilo de vida agradável a Ele. Mas também é necessário corresponder com Deus. É necessário que haja um esforço de nossa parte para praticarmos a Palavra de Deus. O próprio Deus deu a cada um de nós a capacidade de raciocinar e de tomar decisões. Ele espera de nós iniciativas e decisões em obedecer a Sua vontade, para então honrar essa decisão e nos capacitar para isso.
Vale a pena esforço e dedicação para buscar viver tudo aquilo que Deus deseja para nossas vidas e que nos foi revelado em Sua Palavra. A prática dos mandamentos de Deus trará edificação e crescimento em sua vida, na sua família, no seu trabalho, e em todos os demais relacionamentos!
Lembre-se:
A prática da Palavra de Deus gera dentro de nós uma alegria e satisfação indescritíveis. Jesus declarou o seguinte: “Antes, felizes são aqueles que ouvem a palavra de Deus e lhe obedecem.” Lucas 11:28.
Tome boas decisões e exerça a disciplina necessária para que as decisões sejam alcançadas!
Pr. Luciano Pauls