O que a Bíblia diz sobre… Céu | Devocional 20_dia 06/10
OBSERVE
‘‘Louvor, e glória, e sabedoria, e ação de graças, e honra, e poder, e força ao nosso Deus, para todo o sempre. Amém.’’ Apocalipse 7:12
A expectativa da cada pessoa que crê em Deus, é de um dia, quando chegar a hora, ir para o céu. O céu é visto como um lugar muito bom, de descanso e paz, e de acordo com a opinião popular, só os que ‘merecem’ podem ir para lá. Mas o que diz a Bíblia sobre o céu, e como se pode chegar a morar lá? (…)
OBSERVE
‘‘Louvor, e glória, e sabedoria, e ação de graças, e honra, e poder, e força ao nosso Deus, para todo o sempre. Amém.’’ Apocalipse 7:12
A expectativa da cada pessoa que crê em Deus, é de um dia, quando chegar a hora, ir para o céu. O céu é visto como um lugar muito bom, de descanso e paz, e de acordo com a opinião popular, só os que ‘merecem’ podem ir para lá. Mas o que diz a Bíblia sobre o céu, e como se pode chegar a morar lá?
Em Gênesis 1:1, bem no começo da Bíblia, lemos que: “No princípio criou Deus, os céus e a terra”. Há duas maneiras de entendermos quando a palavra céu aparece. Uma se refere ao firmamento, obra da criação de Deus, o céu azul, as estrelas no céu, etc. A outra se refere ao lugar onde Deus sempre está, como na oração do Pai Nosso: “Pai nosso que estás no céu…” (Mateus 6:9). Como Deus é eterno e infinito, o céu onde Ele habita, sempre existiu (Isaías 44:6/Apocalipse 22:13).
Algumas pessoas confundem essas duas concepções sobre o céu. É o que aconteceu com aqueles que estavam construindo a torre de Babel: “edifiquemos para nós uma torre que chegue até os céus, e ficaremos famosos” (Gênesis 11:4). Eles achavam que poderiam chegar ao céu pelo esforço próprio. Algo parecido aconteceu com o primeiro astronauta que foi ao espaço em 1961, Yuri Gagarin, que disse: “não encontrei Deus”. Pensavam que no céu que vemos poderiam encontrar Deus. Mas como é o verdadeiro céu onde Deus está?
Sabemos de vários textos, que é um lugar maravilhoso: haverá muita adoração, louvor e alegria (Apocalipse 7:1-17/19:1-10) não haverá sofrimento, nem pranto, nem dor (Apocalipse 21:1-7), mas o mais importante é que estaremos eternamente na presença do Senhor (Apocalipse 22:14).
É por isso que Jesus veio trazer-nos a vida eterna. Quem crê em Jesus e O recebe em sua vida como único Senhor e Salvador, tem a promessa da vida eterna com Ele (João 3:16/1:12). “Aquele que tem o Filho tem a vida, e o que não tem o Filho de Deus não tem a vida” 1 João 5:12. Esta é a decisão mais importante que tomamos na vida, porque nos dá a certeza da vida eterna: “Deus nos deu a vida eterna; e esta vida está no seu Filho” 1 João 5:11. É uma bênção para sempre.
Lá no céu há lugar para todos, porque Jesus prometeu que iria preparar lugar (João 14:4). Ele não só preparou o lugar mas também nos mostrou o caminho para o céu. Ele disse: “Eu sou o CAMINHO, a VERDADE e a VIDA, e ninguém vai ao PAI, senão por mim.” (João 14:6).
E esse caminho existe e está funcionando. No mesmo lugar e momento em que Jesus foi crucificado, um homem também estava pendurado na cruz ao seu lado e pediu por misericórdia e reconheceu seu pecado. Jesus disse para ele naquela situação de muita dor e sofrimento: ‘‘hoje estarás comigo no paraíso” (Lucas 23:43).
A nossa verdadeira casa não é aqui, mas no céu, feita por Deus (2 Coríntios 5:1). Também a nossa pátria não está na terra mas no céu (Filipenses 3:20). Jesus Cristo nos regenerou, para recebermos uma herança que nunca se corrompe, que está reservada para cada um de nós, no céu (1 Pedro 1:3-4).
Lembre-se:
O céu é o maior presente de Deus para você. Podemos viver em paz, em esperança e não precisamos temer a morte. Você já foi recebê-lO?
Pr. Peter Siemens