Amando os inimigos | Devocional 32_dia 18.10
PRATIQUE
‘‘Mas eu digo a vocês que estão me ouvindo: Amem os seus inimigos, façam o bem aos que os odeiam, abençoem os que os amaldiçoam, orem por aqueles que os maltratam.’’ Lucas 6:27-28
Jesus não nos ordena nada do que ele mesmo não tenha feito! Ele amou seus inimigos, não retribuiu mal com o mal. De acordo com o Apóstolo Paulo, Jesus nos reconciliou com o Pai quando ainda éramos seus inimigos: “Porque se nós, sendo inimigos, fomos reconciliados com Deus pela morte de seu Filho, muito mais, tendo sido já reconciliados, seremos salvos pela sua vida”(Romanos 5:10). Ninguém cai no amor por seu inimigo. Tem que ser um ato de vontade. O verbo ‘‘amar’’ aqui é um imperativo. É uma ordem. (…)
PRATIQUE
‘‘Mas eu digo a vocês que estão me ouvindo: Amem os seus inimigos, façam o bem aos que os odeiam, abençoem os que os amaldiçoam, orem por aqueles que os maltratam.’’ Lucas 6:27-28
Jesus não nos ordena nada do que ele mesmo não tenha feito! Ele amou seus inimigos, não retribuiu mal com o mal. De acordo com o Apóstolo Paulo, Jesus nos reconciliou com o Pai quando ainda éramos seus inimigos: “Porque se nós, sendo inimigos, fomos reconciliados com Deus pela morte de seu Filho, muito mais, tendo sido já reconciliados, seremos salvos pela sua vida”(Romanos 5:10). Ninguém cai no amor por seu inimigo. Tem que ser um ato de vontade. O verbo ‘‘amar’’ aqui é um imperativo. É uma ordem.
Segundo o ensino bíblico, amor é darmo-nos totalmente para bem dos outros, não esperando receber nada em troca. Amor, segundo Jesus, é servir e cooperar honestamente com os nossos inimigos. Pode parecer loucura aos nossos olhos, mas é isto que Deus manda. Como o mundo seria diferente se fossemos capazes de amar os nossos inimigos, como Jesus amou aqueles que O mataram!
Devemos amar com o amor que tudo sofre, tudo crê, tudo espera, tudo suporta; com o amor que é benigno, santo, puro, emanante do próprio Deus; amor que não é invejoso, não trata com leviandade, não busca os seus interesses, não se irrita, não suspeita mal, que nunca falha e que permanece para sempre como a sua nascente – DEUS (leia 1 Coríntios 13).
Os inimigos virão, inevitavelmente, e não será fácil amá-los. Mas a palavra de Deus nos ensina a respeito dos nossos inimigos. Devemos amá-los e não o contrário. E só porque a Bíblia fala isso quer dizer que é bem simples de se fazer? Não! Nem todos temos essa capacidade. Mas aprendemos que com Deus, somos fortalecidos e Ele nos ajuda a obedecer aos seus ensinamentos. Nessa vida, em qualquer situação nunca estamos sós. Deus sempre está a nos ajudar! Isso não é maravilhoso?!
Às vezes pensamos até que certas pessoas não merecem o nosso amor, mas se pararmos para pensar, será que merecemos o amor de Deus? Mesmo não merecendo, Ele ama a todos, sem fazer acepção de pessoas.
Não importa o que pessoas têm feito contra você. O que importa é que somos motivados a obedecer ao Senhor e não pela forma que muitos têm agido!
Nós cristãos não podemos agir como se estivéssemos vivendo sem Deus. Temos que mostrar para esse mundo que somos diferentes e imitando Jesus, procuramos também amar a todos!
Pense nisso:
Você lembra quanto Ele pagou para amar a mim e a você?
Fernando Hiebert